9 maneiras de fazer a bateria do celular durar mais

Bateria celular economizar bateria do celular duração de bateria iphone (1)

Fazer a bateria do celular durar mais é um desafio enorme para quem usa o aparelho o dia inteiro, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Ao contrário dos primeiros modelos, cujas funções eram basicamente fazer ligações e enviar mensagens, os smartphones permitem acessar a internet, tirar fotos, gravar vídeos, se comunicar de inúmeras maneiras, jogar online, entre outras opções — atividades que aceleram o consumo de energia.

Se você já sofreu com a falta de bateria em momentos importantes e não quer mais passar por isso, confira 9 dicas para aumentar a duração da bateria do seu smartphone!

1. Diminua o brilho da tela

A tela brilhante aparece como uma das principais vilãs da bateria, sendo responsável por um alto consumo de energia. O ideal é reduzir o brilho do display o máximo possível, até um nível que ainda seja cômodo, é claro!

Para isso, vá em Configurações ou Ajustes e depois em Tela ou Brilho, dependendo do modelo do seu aparelho, e ajuste o nível do brilho manualmente.

Essa ação pode fazer muito pela vida útil da sua bateria.

2. Reduza o tempo de bloqueio da tela

A tela demora para escurecer após você terminar de usar o smartphone? Saiba que isso consome muita energia.

Portanto o ideal para economizar a bateria é reduzir esse tempo, seguindo o caminho Configurações > Geral, e ativando o Bloqueio Automático.

3. Desligue a internet e o Bluetooth

Ao buscar sinais emitidos pelas redes 3G, 4G e Wi-Fi ou conexões Bluetooth, o celular tende a ter um grande consumo de energia.

Caso nenhum desses recursos esteja sendo usado, desligue-os, a fim de ganhar algumas horas a mais de autonomia. Isso pode ser feito na tela inicial ou nas configurações de redes do seu aparelho.

4. Use o modo vibração só quando necessário

A função de vibrar só deve ser ativada quando o celular estiver no modo silencioso, pois traz um grande impacto sobre o consumo da bateria.

Para desativá-la, acesse o menu Configurações ou Ajustes e em seguida Som.

5. Restrinja as notificações para fazer a bateria durar mais

Os avisos de curtidas no Facebook, assim como os alertas de e-mails e notícias, também ajudam a diminuir a autonomia da bateria, pois ativam a tela frequentemente.

A dica é desativar ou reduzir as notificações, deixando apenas aquelas que você considera importantes. Toque em Ajustes ou Configurações, depois Notificações, e defina as preferências para cada aplicativo.

6. Desative o GPS

Serviços de localização usados por vários apps são grandes “devoradores” de bateria, mesmo quando deixados em segundo plano.

Quer economizar bateria? Então desligue o GPS ou restrinja o seu uso, deixando-o ligado apenas quando necessário.

Acesse Configurações > Privacidade > Localização e desative o recurso, ou escolha os apps que poderão usá-lo.

7. Ative o modo de economia de bateria

Outra solução, quando não há uma tomada por perto ou um carregador portátil, é ativar o modo de economia de bateria. Ele realiza mudanças na configuração do gadget, restringindo recursos, o que permite que a sua bateria dure algumas horas a mais.

No Android, a função está disponível em Configurações > Bateria > Economia de bateria. Já no iPhone, o Modo de Pouca Energia pode ser ativado em Ajustes > Bateria.

8. Mantenha o aparelho longe do calor

Entre os truques para fazer a bateria durar mais, está o de não deixar o telefone dentro do carro estacionado sob o sol e nem sobre uma mesa com incidência de luz solar.

Isso porque, com o calor, ocorre a aceleração de processos químicos dentro da bateria, fazendo-a descarregar mais rapidamente.

9. Invista em um carregador portátil

Há também a alternativa de investir em um carregador portátil Power Bank, que traz uma bateria de íon lítio classe A com 3 cargas extras, para você usar sempre que necessário, evitando a dependência da tomada.

Gostou das nossas dicas para fazer a bateria do celular durar mais e quer ficar por dentro de todas as nossas atualizações? Então siga as nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

2 comentários sobre “9 maneiras de fazer a bateria do celular durar mais

Deixe uma resposta