Como nasceu a semana do saco cheio? Entenda aqui

semana do saco cheio

O fim do ano está mais perto, o vestibular está quase aí e as provas finais também não estão longe. Você provavelmente já deve estar cansado de toda a correria de estudos durante os semestres, não é mesmo?. A semana do saco cheio pode ser a solução para você relaxar!

Pensando nisso, no post de hoje contaremos um pouco mais sobre esse feriado, como ele surgiu e foi ganhando força aqui no Brasil. Continue lendo para descobrir!

História da semana do saco cheio

semana do saco cheio

A semana do saco cheio, também conhecida como Semana da Primavera, acontece em outubro, entre os feriados nacionais de Nossa Senhora de Aparecida (12), também Dia das Crianças, e o Dia do Professor (15). Essa pausa não é oficialmente adotada no calendário de escolas, universidades ou cursinhos, mas milhares de estudantes brasileiros a aproveitam para viajar ou descansar.

Muitas escolas fazem excursões para os alunos do 3º ano do Ensino Médio como parte da comemoração de formatura. Também há instituições que promovem atividades culturais para evitar a evasão de estudantes, aproveitando a semana como um momento de lazer e conhecimento.

O feriado no Brasil e outras curiosidades

semana do saco cheio

Porto Seguro é um dos locais mais tradicionais quando o assunto é a semana do saco cheio

Esse recesso surgiu em 1982 no país, e começou como uma invenção de estudantes universitários, que já estavam cansados dos estudos a essa altura do ano e resolveram emendar a semana para descansar. Contudo, também há uma ligação com um feriado alemão. Vamos ver qual é?

Neste período, há as Férias da Batata na Alemanha, que duram duas semanas. Inicialmente, esse feriado foi deflagrado na zona rural do país para que as crianças pudessem auxiliar os pais na colheita dos vegetais. Hoje em dia são as férias de outono dos alemães — o ano letivo na Europa começa em setembro, depois das férias de verão.

Conforme já foi mencionado, muitas escolas aproveitam para promover viagens nesse período como parte da formatura de alunos do último ano do Ensino Médio. Um pacote muito popular é o de Porto Seguro, onde há vários shows e programações especiais para essa data, chegando a ser considerado um Carnaval fora de época.

A “outubrite”

semana do saco cheio

Quando outubro chega, o cansaço e o stress batem forte nos estudantes. A “outubrite” é um tipo de crise na qual o aluno, normalmente do Ensino Médio, tende a questionar suas habilidades e acha que não vai passar no vestibular por não saber o suficiente.

Ainda que estejam preparados, é comum que vestibulandos se sintam despreparados nessa época, já que é quando o processo seletivo de muitas universidades começa.

Segundo o coordenador pedagógico Clayton Ferreira de Figueiredo, do colégio Singular Anglo em Santo André/SP, não é aconselhável que o aluno deixe os estudos de lado na semana de recesso, ainda que viaje. Ele pode aproveitar o tempo livre para ler um livro do vestibular ou resumos das matérias para que não perca totalmente o ritmo das aulas.

No entanto, é importante que a Semana da Primavera também seja um tempo de descanso. Caso não viaje, aproveite para sair com os amigos, dormir até mais tarde, ir ao cinema e usar seu tempo livre para fazer coisas que te relaxem, assim você voltará mais preparado para a reta final do ano.

Então, curtiu saber mais sobre a semana do saco cheio? Lembre-se de aproveitá-la da maneira que atender melhor suas necessidades: se tiver muita matéria atrasada, não se desespere, aproveite o tempo e estude. Se for viajar, leve seus livros e um pouco da matéria com você para fazer uma revisão.

Divertir-se é importante para aliviar o stress e, estando mais relaxado, você conseguirá se concentrar melhor nos estudos. Se você gostou do nosso conteúdo, aproveite para compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais.

Deixe uma resposta