Moda sustentável: 4 acessórios feitos de bambu

moda sustentável

Com uma idéia sustentável e criatividade é possível se criar vários objetos feitos de bambu

A sustentabilidade já é um conceito bastante difundido na sociedade e que faz parte da filosofia de várias empresas e organizações. Com isso, são descobertos, diariamente, novos manuseios e finalidades para os materiais biodegradáveis. No universo fashion, por exemplo, a nova descoberta da moda sustentável é o bambu!

O bambu é um material resistente, renovável e que pode substituir a madeira em várias situações. Com ele, é possível confeccionar móveis, utensílios domésticos, adornos para a casa, tecidos, pisos, revestimentos e, pasme, até mesmo eletrônicos.

O assunto te interessou? Quer conhecer mais sobre o mais recente queridinho da moda sustentável? Então continue sua leitura e confira os 4 tipos de acessórios feitos com bambu que mostraremos no post de hoje. Vamos lá!

1. Tecidos

moda sustentável

Além de linda, essa bolsa da Rosa Pollen é 100% feita de material sustentável

Muitos tecidos, como o poliéster, são fabricados a partir de fibras vegetais, dispensando materiais artificiais. No entanto, nem sempre isso significa que são produtos orgânicos e biodegradáveis. Para isso, é preciso considerar todas as condições, desde a extração da matéria-prima até o descarte.

No caso do bambu, ele é altamente sustentável, ao passo que ele se torna material de compostagem e serve de adubo quando o objeto inicial já não está mais em condições de uso. Maravilha, não?

Nesse sentido, podemos pensar para além de roupas: ele também pode ser utilizado em mochilas, bolsas, cortinas, tapetes, capas de almofada e tudo que sua criatividade e imaginação permitirem fazer com os tecidos feitos de bambu.

2. Móveis e decoração

moda sustentável

Podendo ser usado em quase todos os cantos de casa, o Bambu também serve como matéria-prima de lindos objetos de decoração.

As opções para o uso do bambu na decoração de uma casa são infinitas! Ele pode ser usado como revestimento nas paredes, tanto na horizontal quanto na vertical, ainda em formato roliço, seguindo o estilo oriental. É também um bom material para forros no teto, por tapar bem o sol e proporcionar um bom isolamento de som, e para a confecção de pisos, sendo eles mais resistentes devido ao elevado teor de fibras.

Mas as ideias não param por aí: o bambu também pode ser a base para móveis diversos, como camas, sofás, mesas, cadeiras e estantes, entre vários outros. As vantagens vão desde a durabilidade até o peso reduzido dos acessórios feitos com esse material — sem falar, claro, dos benefícios para o meio ambiente.

3. Acessórios eletrônicos

Engana-se quem pensa que produtos naturais não podem se misturar com a tecnologia. Muito pelo contrário: essa é a maior tendência sustentável!

Com isso, é possível encontrar capas de celular, mouses, teclados e até mesmo caixas de som feitas em bambu. Além de todos os benefícios de resistência e durabilidade do bambu, temos de admitir que esses acessórios de bambu ficam lindos e bastante refinados!

4. Utensílios diversos

moda sustentável

Utensílios de cozinha feitos de bambu : Sofisticados e higiênicos.

Seja na cozinha (talheres, porta-garrafas, vasilhas, descanso de mesa, tábuas, bandejas) ou no banheiro (saboneteiras, porta-escova, gancho para toalhas), o bambu é um material sofisticado e que possui um agente natural antibacteriano, tornando-se perfeito para esses dois ambientes que exigem uma limpeza diferenciada.

Além disso, é possível pensar em alguns produtos e acessórios de beleza feitos em bambu, como pentes, cabos de escovas e até armações de óculos.

Como você pôde ver, o bambu é bastante versátil e suas condições ambientais são ótimas, uma vez que tem rápido crescimento e é autorrenovável — pois não precisa de replantio depois da extração, caso a raiz se mantenha intacta. Devido a essas características e à elegância do material, nada mais justo que ele estar cada vez mais inserido nas tendências da moda sustentável como o queridinho do eco chic!

Se você adorou as peças feitas com bambu e não vê a hora de aderir a essa moda, que tal conferir os modelos de capas de celular feitas desse material? Escolha uma que é a sua cara e dê mais esse passo para ajudar a manter o nosso planeta!

Deixe uma resposta